Rio Tinto

Paraíba

Contexto Geográfico e Demográfico

Rio Tinto é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população é de 24.176 habitantes, conforme estimativa do IBGE em 2019, distribuídos em 466,984 km² de área.

Fundada pelos herdeiros e filhos do sueco naturalizado brasileiro Herman Theodor Lundgren (Norrköping, c. 1835 – Recife, 1907) casado em 1877 com a então prusso-holsteniana, e algumas famílias europeias, entre elas a familia Inácio, hoje seria alemã, naturalizada brasileira Anna Elisabeth (* 14 de janeiro de 1847, Barmstedt, Holstein – † 12 de maio de 1934 Recife, PE), entre os quais sobressai Frederico João Lundgren (* 20.VI.1879 Recife – † 25.II.1946 Paulista), o qual associado aos outros herdeiros gizou e fez executar o implemento do projeto fabril da Companhia de Tecidos Rio Tinto e a urbanização imprescindível para o assentamento populacional envolvente.

História e Fundação

Em 1917, Frederico João Lundgren, segundo filho mais velho de Herman Lundgren junto com os irmãos mais novos, visando estabelecer uma nova unidade de produção têxtil, comprou do fazendeiro Alberto de Albuquerque, por dois mil contos de réis, 601 quilômetros quadrados de terras do então Engenho da Preguiça,as quais estavam sobretudo cobertas de Mata Atlântica, e habitadas por tribos potiguaras, por pequenos fazendeiros e posseiros, onde se situa o atual município de Rio Tinto. Apesar de muito isolado, o preço baixo das terras do engenho de fogo morto, então desativado, a disponibilidade de matéria-prima em profusão — o algodão produzido no Nordeste — e de matas para alimentar as caldeiras, além da proximidade de rios navegáveis com saída para o mar serviriam de escoadouros da produção. Contudo, o fator decisivo foi a isenção de impostos estaduais por 25 anos, concedida pelo governo paraibano em troca de serviços essenciais, como saúde, educação, eletrificação e segurança. A história do município se dá com a história da Companhia de Tecidos e com a influência política da elite industrial, tendo atraído para o município uma agência da previdência social, uma unidade militar (Tiro de Guerra 07/001) e uma unidade do sistema S.

Fatos históricos

Tomada de uma das frentes da fábrica de tecidos Rio Tinto. Chegada de... | Download Scientific Diagram

Rio Tinto foi povoada inicialmente tanto pelas famílias dos trabalhadores alemães como pelas famílias dos trabalhadores originários do próprio estado empregados na Companhia de Tecidos Rio Tinto. As famílias alemãs chegaram a constituir a única colônia germânica de fato acima do Centro-Sul do Brasil no Século XX. Com a desativação da parte fabril do conglomerado de produção têxtil dos Lundgren na Paraíba, a maior parte das famílias dos trabalhadores alemães dispersou-se migrando para João Pessoa ou deixando o estado.

Evolução Política e Administrativa

MAGNA CELI FERNANDES GERBASIPrefeito(a)de 01/01/2025 à 31/12/2028 
FÁBIO FERREIRA ALVESVice-prefeito(a)de 01/01/2025 à 31/12/2028 
MAGNA CELI FERNANDES GERBASIPrefeito(a)de 01/01/2021 à 31/12/2024 
FÁBIO FERREIRA ALVESVice-prefeito(a)de 01/01/2021 à 31/12/2024 
JOSÉ FERNANDES GORGONHO NETOPrefeito(a)de 01/01/2017 à 31/12/2020 
AURILEIDE CHAGASVice-prefeito(a)de 01/01/2017 à 31/12/2020 
SEVERINA FERREIRA ALVESPrefeito(a)de 01/01/2013 à 31/12/2016 
MAGNA CELI FERNANDES GERBASIPrefeito(a)de 01/01/2009 à 31/12/2012 
MAGNA CELI FERNANDES GERBASIPrefeito(a)de 01/01/2005 à 31/12/2008 
VÂNIA CARMEN LISBÔA DE ALMEIDA BRAGAPrefeito(a)de 01/01/2001 à 31/12/2004 
MARCUS ANTONIO GERBASIPrefeito(a)de 01/01/1997 à 31/12/2000 
JOSÉ DE ALMEIDA BRAGAPrefeito(a)de 01/01/1993 à 31/12/1996 
MARCUS ANTONIO GERBASIPrefeito(a)de 01/01/1989 à 31/12/1992

Economia Histórica

De janeiro a maio de 2025, foram registradas 313 admissões formais e 1,8 mil desligamentos, resultando em um saldo negativo de -1504 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de -1800.

Na pequena região de Mamanguape – Rio Tinto este é o 10º melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a 10º que mais cresce na pequena região de Mamanguape – Rio Tinto.

Educação e Intelectualidade

Missão
Garantir o acesso, a permanência com sucesso na escola e o desenvolvimento da Educação Integral humanizada, por meio da gestão democrática e inovação educacional
   
Visão
Ser uma Secretaria de referência pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, transparência e compromisso com a gestão pública democrática e por ações de educação integral humanizada visando à formação cidadã do aluno
   
Funções

 Desenvolver programas de orientação pedagógica , objetivando aperfeiçoar o professorado municipal dentro das diversas etapas e modalidades pertinentes ao município, buscando aprimorar a qualidade do ensino

 Desenvolver programas e projetos de combate à evasão, repetência e todas as causas de baixo rendimento dos alunos

 Realizar anualmente, o levantamento da população em idade escolar, procedendo a sua chamada para as matrículas e controlar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à educação pelo município e outros entes da federação.

Em Rio Tinto, Paraíba, alguns educadores históricos notáveis incluem os membros da família Lundgren, que tiveram um papel importante no desenvolvimento da região através da Fábrica de Tecidos, e Alberto Cesar de Albuquerque, proprietário do Engenho Preguiça, onde a história do município começou. Além disso, a região abriga diversas comunidades indígenas, cujas tradições e conhecimentos também contribuíram para a história local da educação.

 

Patrimônio Cultural e Arquitetônico

Rio Tinto - Vale Noticia

Rio Tinto, na Paraíba, possui uma arquitetura influenciada pela Companhia de Tecidos Rio Tinto, fundada por imigrantes alemães, e também pela presença da cultura indígena, especialmente dos Potiguaras. A cidade é conhecida por suas construções em estilo europeu, com destaque para a Igreja Matriz Santa Rita de Cássia e o antigo Cine-Teatro Orion, além das casas da Vila Regina, onde residiam os Lundgren, e outras construções relacionadas à fábrica. A cultura indígena é representada pelas aldeias Vila Monte-Mor e Jaraguá, onde vivem cerca de 2000 indígenas, mostrando a diversidade cultural da região. 

 

Hino do Município de

De um córrego surgiu seu grande nome
Sobre as águas vermelhas a correr
Do engenho com início de ventura
Diz a história de um povo a crescer
Hoje estás de fronte erguida para o alto
Desfrutando seus sonhos desejados
Com orgulho bradamos em prece
Rio Tinto és o símbolo do nordeste

Salve ó terra de um povo desejoso
Ao trabalho unidos a lutar
Levantando com impulso da coragem
Hoje vemos sua bandeira desfraldar (Bis)

Hoje a árvore que te fez com grande impulso
Hoje és branco tal qual a sua flor
Homenagem sinceras desejamos
A quem teve seu início e te criou
Rio Tinto hoje vives na história
Reina sempre no céu o seu fulgor
Prende a brisa a segura luz da aurora
Rio Tinto és a fonte do amor

Letra por Vicente Elias Soares
Melodia por Orquestra do Maestro Duda

 

Economia e Turismo

Em Rio Tinto, possui praias, algumas nativas e conservadas, entre elas:

Praia de Campina: A praia se destaca por possuir dunas de areia branca que tornam um espetáculo de vista panorâmica incomparável; possui falésias que se encontram no trecho sul da Praia.

Praia do Miriri: É Possível deslumbrar o encontro da foz do Rio Miriri com o mar

Praia do Oiteiro: A praia se destaca por possuir dunas, vegetação de restinga e uma área para camping. Na praia é possível encontrar grande presença de falésias

Barra do Mamanguape: Com o intuito de proteger o peixe-boi-marinho e o ecossistema de manguezal, foi criada em 1993 a Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape. A área foi identificada como a principal área de ocorrência do peixe-boi marinho da costa brasileira.

Lagoa de Praia: É composta por diversas lagoas, dando mais percepção e ênfase quando a maré diminui; formando piscinas naturais, onde é possível averiguar corais entre as ravinas de arenito. A praia é de cor azulada.

Figuras Ilustres e Legado

Irmãos Lundgren:

Artur, Frederico, Alberto e Anita foram os proprietários da Fábrica de Tecidos de Rio Tinto, responsáveis por grande parte do desenvolvimento da cidade. 

Frederico Lundgren:

Possui uma estátua em sua homenagem, destacando sua importância para a história da cidade. 

Povos Indígenas Potiguaras:

A presença e história dos Potiguaras são parte fundamental da identidade de Rio Tinto, especialmente na região de “Vila da Preguiça”. 

A cidade também possui outras figuras importantes ligadas à cultura e ao desenvolvimento local, como artistas e grupos culturais cadastrados na prefeitura. 

 

Pesquisa

Rosinaldo Souza

Inserção das Informações

Naldo Simões

Diagramação e Pesquida Adicional

Naldo simões

Rolar para cima