Timbaúba

Pernambuco

Geografia e Demografia

Relevo
O município de Timbaúba encontra-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. O relevo é movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Os solos variam com a altitude. Nas Superfícies suave onduladas a onduladas, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média. Nestas altitudes também ocorrem solos Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas elevações ocorrem os solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Planossolos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais surgem nos vales. Verfica-se ainda afloramentos de rochas.

Vegetação
A vegetação nativa é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típicas do agreste. Biomas: Caatinga e Mata Atlântica.

Hidrografia
O município de Timbaúba encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Goiana. Seus principais tributários são os rios: Tiuma, Mulungu, Capibaribe e Cruangi, além dos riachos: Boqueirão, Lopes, Massaranduba, Pindoba e Coité. Os principais corpos de acumulação são os açudes: do Alemão, Tavares e Água Azul. Todos os cursos d’água no município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Distritos

O município de Timbaúba está dividido de acordo com o seu Plano Diretor em 5 distritos, sendo: Distrito de Timbaúba, onde está localizado a sede dos poderes executivo e legislativo do município, constituído da cidade de Timbaúba; o Distrito de Cruangi, como sendo o segundo distrito, com sede na Vila de Cruangi, e ainda dispondo da Usina Cruangi; o Distrito de Livramento do Tiúma, como sendo o terceiro distrito, com sede na Vila de Livramento do Tiúma; o Distrito de Catucá, como sendo o quarto distrito, com sede na Vila de Catucá, antigo povoado de mesmo nome e que pertencia ao Distrito de Livramento do Tiúma; e o Distrito de Queimadas, como sendo o quinto distrito, com sede na Vila de Queimadas de Cima, anteriormente pertencente ao Distrito de Timbaúba.

Bairros

De acordo com o Plano Diretor do Município (Lei Municipal nº2.865/2013) a sede do Município de Timbaúba, constituída pela cidade de mesmo nome está dividida em 18 bairros, sendo:

  • Araruna;
  • Barro;
  • Centro;
  • César Augusto;
  • Cohab;
  • Coronel Maranhão;
  • Cruzeiro;
  • Independência;
  • Ismael Vasconcelos;
  • Jardim Guarani;
  • Mocós;
  • Mocozinho;
  • Ozanan
  • Queimadas;
  • Santa Ana;
  • Santa Terezinha;
  • Santiago;
  • Sapucaia;
  • Timbaubinha;
  • Três Cocos;
  • Vila Nova Vida.

História e Fundação

Timbaúba é um município localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O município abrange 5 distritos: Timbaúba, Cruangi, Livramento do Tiúma, Catucá e Queimadas além dos povoados. Timbaúba foi uma forte influência no comércio da rede e do calçado, grande parte da população em meados do século XX sobreviviam do comércio da rede. Sua população foi estimada em 54,004 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022 .

 

Fatos históricos

Em 1873, no dia 28 de maio, por força da Lei 1 103, da Assembleia Provincial de Pernambuco, foi criada a paróquia. Com um crescente desenvolvimento social e econômico, os timbaubenses procuraram sua emancipação política, sendo desmembrado do município de Itambé. Esta foi obtida com a promulgação da Lei 1 363, de 8 de abril de 1879, assinada pelo presidente da província, Adolfo de Barros Cavalcanti, que criou o município e comarca de Timbaúba, sendo a povoação elevada à categoria de vila.

Símbolos Cívicos

Hino do Município

Salve ó terra dos morros, querida
Tu que brilhas, heril, soberana
De teus filhos mostrando a grandeza,
Aureolada de luz sobre-humana

Estribilho
Timbaúba altaneira
És formosa e varonil
Segue à frente, terá amada
Para a glória do Brasil

Tuas pontes, teu rio perene
Dos teus nomes a doce verdura
Nos transfundem nas almas serenas,
Todo encanto e fulgor da natural

Sob o pálio de Deus, protetor
Deslumbrando, com luzes e glória
És, nas lides ideais da cultura,
Timbaúba, um cantar de vitória

Nobre gleba, onde o povo não teme
Qualquer luta se apresente,
De nobreza és escudo bem forte,
Consagrando ao amor, permanente!

Letra por José Pedro Damião Irmão
Melodia por José Pedro Damião Irmão

Política e Administração

A política em Timbaúba, Pernambuco, é marcada pela atuação do prefeito reeleito Marinaldo Rosendo (PP). Ele venceu as eleições de 2024 no primeiro turno, com 45,64% dos votos válidos, o que representa 14.839 votos.

Seu principal adversário na eleição de 2024 foi Ulisses (Republicanos), que obteve 29,65% dos votos.

Para além do cenário municipal, a política local também se conecta com a estadual, com o prefeito Marinaldo Rosendo tendo, inclusive, declarado apoio a candidatos para o Senado.

Economia

PRINCIPAIS ECONOMIAS
•Comércio;
•Agronegócio;
•Indústria de confecções;
•Cultivo da cana-de-açúcar (atividade
principal, geradora de renda e
empregos);
•Pecuária: criação de bovinos, ovinos
e caprinos;

Produção de frutas tropicais: banana,
mandioca e manga;
•Lavoura permanente e temporária:
cereais, leguminosas e oleaginosas;
•Silvicultura e extração vegetal.A economia de Bayeux, PB, é caracterizada pela predominância dos setores de administração pública, comércio varejista e serviços, com destaque para a torrefação e moagem de café e atividades relacionadas à agricultura. O PIB per capita do município em 2021 foi de R$ 14.016,16, e o crescimento nominal do nível de atividade nos últimos dez anos foi de 69,6%.

IDH: 0, 618 (PNUD/2010)
PIB: 10, 654, 33 (IBGE/2013)IDH E PIB
ÁREA TOTALTOTAL DE HAB.287,612 km²
46.147 habitantes (IBGE/2022)
Salário
1,5 salários mínimos

Participação em Movimentos Históricos

“Timbaúba” é derivado do termo tupi timbo’ïwa, que significa “árvore da espuma”. É uma referência à Stryphnodendron guianense, uma árvore da família das leguminosas[6], também conhecida como Timbaúva.

O território do atual município de Timbaúba pertencia à Capitania de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Souza. A capitania estendia-se desde a foz do Rio Santa Cruz, ao Sul da Ilha de Itamaracá, até a Baía da Traição, ao Norte, numa extensão de 86 léguas de terra no litoral e, daí, atingia até o meridiano de Tordesilhas. No início, a economia era baseada na exploração do pau-brasil.

Em meados do século XVIII, chegaram, naquelas áreas, habitantes de Tejucupapo, de Goiana e do núcleo habitacional Igarassu.

Na primeira metade do século XIX, à margem direita do Rio Capibaribe Mirim, também conhecido como Rio das Capivaras, surgiu um núcleo populacional, onde havia uma feira. Nas proximidades do povoado, havia uma fazenda conhecida pelo nome Árvore de Espuma, pertencente ao português Antônio José Guimarães, que, além das suas atividades agropastoris, mantinha um estabelecimento comercial onde vendia tecidos e gênero diversos. Antônio José Guimarães, que havia conquistado posição de destaque na localidade, impôs a transferência da feira para o pátio de sua fazenda. Começou daí a formação de um novo povoado. Com auxílio da população, a esposa do fazendeiro fez construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores.

Educação

O município de Timbaúba conta atualmente com 01 Faculdade, 26 Escolas Públicas Municipais, sendo 16 delas situadas na Zona Rural e 12 na Zona Urbana, 11 escolas Particulares e 9 estaduais.

-Ensino Básico
-Escolas Particulares
-Escola Santa Maria
-Colégio Concept
-Colégio Timbaubense
-Escola Carrossel
-Escola Ideal
-Escola Interagir
-Escola Santa Joana
-Escola Raio de Luz
-Escola Arco Íris
-Escola Bom Jesus
-Rita Soares Colégio e Curso (Unidade 1- Sapucaia)
-Rita Soares Colégio e Curso (Unidade 2- Rua da Bomba)
-Centro Educacional Construir CEC
-Escolas Públicas Estaduais
-Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar (ETEMAA)
-Escola Ana Eufrásia Cabral de Moura
-Escola de Ensino Fundamental Clóvis Salgado
-Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade (EREMJJA)
-Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba (EREMT)
-Escola Prof.ª Elisabeth Lyra
-Escola Prof. João Roberto Moreira
Escola de Referência em Ensino Médio Professor José -Mendes da Silva (EREMPJMS)
-Escola Mariana Ferreira Lima
-Escolas Públicas Municipais
-Escola Alaíde Muniz Dias
-Escola Bernardo Vieira de Melo
-Escola Cel. João de Andrade
-Escola Cel. Manuel Caetano (Antiga Escola da Usina Cruangi)
-CIES Fernando Andrade de Queiroz
-Escola Cristo Redentor
-Escola Municipal Dom Bosco
-Escola Dr. Antônio Galvão Cavalcanti (Municipal)

O município possui uma unidade da Escola Técnica Estadual (ETE): Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar.

Patrimônio Cultural e Arquitetônico

Antigo Cine Teatro

Inaugurado em março de 1916, o Cine Teatro Recreios Benjamim era um local de reunião de pessoas interessadas em música e teatro, de encontros dançantes e recreativos, de conferências literárias e ainda de movimentos filantrópicos e espetáculos beneficentes. Sua importância era tanta que logo evidenciou-se a necessidade de ampliá-lo. Sendo assim, o cine teatro foi demolido e no seu lugar, em 1924, surgiu o edifício que hoje existe, cuja fachada, de inspiração eclética, ostenta cinco largas portas protegidas por um alpendre. O Cine Teatro Recreios Benjamim conseguiu manter-se em funcionamento por cerca de 40 anos, até o final da década 1950. Depois, segundo informações de publicação da Prefeitura de Timbaúba, o Cine Teatro foi utilizado somente como cinema.

Turismo

 
Timbaúba, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, se destaca pelo turismo cultural, histórico e ecológico.        A cidade possui igrejas centenárias, praças, engenhos coloniais e museus que preservam sua história. As festas
tradicionais, como São João e a Festa de São Sebastião, atraem visitantes por sua animação e riqueza cultural.         A natureza também é um atrativo, com trilhas e cachoeiras como a do Roncador.                                                             A gastronomia regional, com pratos como carne de sol com macaxeira e doces típicos, completa a experiência.
 

Figuras Ilustres e Legado

Fontes da pesquisa:

https://www.gov.brhttps://www.modash.iohttps://www.simbolosmunicipaiscombr.tobetics.com.brhttps://tomeconta.tce.pe.gov.brhttps://passarelacultural.blogspot.comhttps://www.cultura.pe.gov.brhttps://cidades.ibge.gov.brhttps://aguaesaneamento.org.br

Pesquisa

Rosinaldo Souza

Inserção das Informações

Naldo Simões

Diagramação

DAIVE DENE ANDRADE VASCONCELOS

Rolar para cima