Nafplio

    Nafplio é uma cidade do leste do Peloponeso.É a capital da Unidade Regional de Argólida, de acordo com o censo de 2021 há 14.532 habitantes. A cidade é conhecida pelo seu centro histórico muito bem preservado que atrai um grande número de visitantes durante todo o ano, a sua produção agrícola consiste principalmente em frutas cítricas e o seu porto que atrai um número significativo de embarcações de recreio, mas também navios comerciais. Foi a capital da Grécia durante o período 1827-1834.  

  Segundo a mitologia grega, Nafplius fundou Nafplio no local da atual cidade , que foi fortificada com muralhas ciclópicas. Nos tempos antigos a cidade de Nafplia existia no local da atual Nafplio. Segundo a mitologia , seu habitante era Náuplia ,filho de  Poseidon e Amímona , enquanto seu quinto descendente participou da famosa Expedição Argonáutica. A área é habitada desde os tempos pré-históricos.  

   Nafplio foi uma cidade autônoma até o século VII aC. , quando foi conquistada pela vizinha Argos , com Damocrátida como rei , porque Nafplia se aliou aos espartanos antes do final da segunda guerra messiniana , como menciona Pausânias . Depois tornou-se o porto de Argos, mas perdeu importância. Quando Pausânias o visitou no século II DC. Estava em ruínas. Na colina de Akronaflia havia um santuário de Poseidon . Akronafplia foi fortificada durante a época helenística e partes desta fortificação são preservadas até hoje.

   Durante a Idade Média Godefroid Villeardouinos em 1210 conquistou Náfplia.Em agosto de 1686, os venezianos, sob o comando do seu competente comandante-chefe Francesco Morosini, recapturaram a cidade de Nafplion, que manteriam por um curto período de tempo, até 1715.Devido a isso,há uma certa influência veneziana, são evidentes em diferentes áreas de Nafplio como  na arquitetura,nas artes e na cultura, Em 1715 durante a setima guerra veneziano-turca Nafplio foi conquistada pelos turcos ,na Revolução Grega de 1821 começou para libertação dos turcos me que foi conseguir a libertação de Náfplion em 1822.

A Economia

    Nafplion juntamente com Argos são considerados os principais centros urbanos de Argolis e reúnem a maior parte das atividades comerciais, econômicas e culturais da prefeitura, bem como todos os serviços públicos. Nafplio  (pelos seus monumentos históricos, atrativos e belezas naturais) desenvolveu-se como destino turístico com diversas unidades hoteleiras e restaurantes e lojas de carácter comercial. O porto de Nafplio é o principal porto da prefeitura, de onde são comercializados principalmente produtos agrícolas.

Produtos Regionais de Argolis

  • Produtos de frutas cítricas

Argolida é produtos de frutas cítricas é possivel saborear-se de doce como compotas, doces de colher, licores, tartes de laranja(portocalopita).

  • Produtos artesanais

Sorvetes artesanais,bebidas artesanais locais (ouzo,vinhos,licores),massas artesanais ,azeite de oliva.

Turismo

Fortaleza de Palamidi

É uma das maiores conquistas da arquitetura de fortificação veneziana. A construção da fortaleza foi efectivamente levada a cabo durante os tempos do Veneziano Previsor Geral da Frota, Augustinos Sagredos, de 1711 a 1714 , tornando a fortificação da fortaleza uma verdadeira conquista tanto em termos de fortificação como em termos de velocidade de sua construção. A libertação da cidade dos turcos começou a partir de Palamidi , após um longo cerco. Na noite de 29 de novembro de 1822 um grupo de guerreiros gregos liderados por Staikos Staikopoulos conseguiram invadir Palamidi. Hoje, o acesso à fortaleza é possível quer através de uma estrada que termina no seu portão oriental , quer pela conhecida escadaria situada no seu lado ocidental, a leste do baluarte Grimani. Esta escadaria, que a tradição queria ter 999 degraus,na verdade tem 857 degraus.

BOURTZI

É marca registrada da cidade de Nafplion, originalmente, nesta ilhota, situada em pleno porto da cidade, existia uma igreja bizantina dedicada a Agios Theodoros.Em 1473 foi construída nesta ilhota uma torre ,progetada pelo arquiteto italiano Antonio Gambello.O desenho da fortaleza é adaptado à forma alongada da ilha rochosa. O centro da fortaleza é ocupado por uma torre em forma de hexágono irregular, com canhões cobertos de cada lado num nível inferior.Internamente a torre possui três andares e a comunicação entre os andares era feita por escadas rolantes por questões de segurança. A necessidade de abastecimento de água era atendida por um grande tanque circular localizado no subsolo da torre. Durante os anos da Revolução Grega, Bourtzi era conhecido como Kasteli ou Thalassopyrgos. Aqui, em 1826, por um curto período de tempo, o governo grego encontrou refúgio, quando a nação rebelde estava em conflito civil. Bourtzi funcionou como fortaleza até 1865. Depois foi residência dos algozes que realizaram as execuções nas prisões de Palamidi. Em 1935, a fortaleza à beira-mar foi convertida em hotel após reformas do arquiteto alemão Bulf Schaeffer. Hoje, pode-se visitar Bourtzi de barco a partir da orla marítima de Nafplion.

Praça Syntagma

A Praça Syntagma, a praça mais importante e histórica de Nafplio , é o centro da cidade baixa. Desde 1540 , durante os anos do Primeiro Império Turco, supõe-se que aqui se localizasse o Sarai do comandante turco do Peloponeso, Mora-paxá. A importância da praça também é indicativa das mudanças que seu nome sofreu. No século XIX era conhecido como "Plateia tou Platanos" ou simplesmente "Platanos" , devido ao plátano que outrora ocupava o seu meio, sob cuja sombra rica os homens políticos da Nação costumavam comercializar. Em 1843 foi rebatizada de " Praça Ludovikos ", em homenagem ao pai do Rei Otto, Ludovikos, que visitava a cidade na época. No mesmo ano , após a revolução de 3 de setembro de 1843, quando os gregos pediram a Othon uma constituição, ela foi renomeada como "Praça da Constituição", depois "Praça Stratonos" e Praça "Basileos Georgiou B". Hoje, na praça, podem-se observar importantes edifícios históricos, como o Armazém Veneziano da Frota , que hoje abriga o Museu Arqueológico , o Parlamento, antiga mesquita de Aga Paxá, e finalmente a antiga Escola Coeducativa, conhecida em últimos anos como "Trianon". Na Praça Syntagma já foram as casas de grandes combatentes da Revolução Grega, como Nikitaras e Theodoros Kolokotronis. Nesta praça se desenrolou o conhecido episódio de "Psorokostaina" na história grega moderna. Em 1826, quando a nação grega rebelde precisava muito de dinheiro, o professor de Genus, George Gennadios, fez um comovente discurso sob o plátano pedindo ao povo de Nafplio que contribuísse para a arrecadação para a nação. Seu discurso foi tão comovente que a mulher mais pobre da cidade, chamada ironicamente de "Psorokostaina", teria doado todos os seus bens, que nada mais eram do que um anel de prata e um centavo.

Responsável pela pesquisa

Responsável pela pesquisa

[NOME D@ ALUN@ QUE FEZ A PESQUISA]

[NOME D@ ALUN@ QUE SUBIU AS INFOS.]

Rolar para cima