São Bento - PB

História do município

No final do século XIX, às margens do Rio Piranhas, habitava um senhor conhecido como Catonho, com sua família e alguns moradores de sua fazenda conhecida como Cascavel. Tradicionalmente, conta-se que um sacerdote de nome desconhecido, de passagem pelas terras de Catonho, com destino à cidade de Pombal, para a celebração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, teria batizado o lugar de São Bento, tradicionalmente tido como o padroeiro contra ataques de serpentes. Morrendo Catonho, seu filho, Manoel Vieira, juntamente com seu primo, Leandro Pinto, que vivia numa propriedade vizinha, iniciaram um trabalho de desenvolvimento com a finalidade de aumentar o núcleo, agrupando moradores e crescendo o número de habitantes.

Curiosamente, apesar do nome, São Sebastião foi escolhido como padroeiro do local, e em sua honra, foi construída uma capela, concluída em 1889. A primeira missa foi celebrada pelo padre Emídio Cardoso. O sino foi doado pelos dois fundadores. Atualmente, o sino foi movido para a Igreja Matriz de São Sebastião.

Assim como Belém do Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz, as terras de São Bento faziam parte do município de Brejo do Cruz. Desde a fundação, São Bento começou a progredir já com alguns teares manuais fabricando redes de dormir. O aquecimento da economia e o aumento das ofertas de trabalho no lugar, a comunidade passou a buscar a sua emancipação da cidade vizinha, que veio efetivamente dia 29 de abril de 1959, através da Lei Estadual nº 2073[7], assinada pelo então governador Pedro Gondim. A partir daí o município transporia novos horizontes.

Simbolos Civicos (Hino / Bandeira)

Hino

Plantado às margens do Piranhas,
Estás São Bento, torrão alcandorado,
com apreço conservas as façanhas
do teu passado de glórias coroado.
Guardando em teu seio a lembrança
dos primitivos, reais desbravadores
tens a certeza de plena segurança
para a terra de ufanos sonhadores.

[Refrão]

Desafiando forges e abismos,
sustentando o pendão da liberdade,
estes feitos de fé e heroísmos,
festejamos com viva alacridade:
Eia, avante,
Sem desalento,
eia, avante,
pra frente São Bento…
Eia, avante,
Sem desalento,
eia, avante,
pra frente São Bento…

Teus fortes heróis filhos de bravos
que nos embates colheram mil vitórias,
e libertos jamais serão escravos,
hoje se cobrem por um laurel de glórias.
Avante, mocidade sobranceira,
Augusta e forte, garbosa e varonil,
sustentarás no futuro, na cimeira,
os emblemas deste canto do Brasil.

[Refrão]

Oh! terra fecunda, hospitaleira,
tens confiança em tuas gerações,
elas guardam tua história altaneira,
no mais profundo de seus bons corações.
Cantando ao sol da liberdade
e conservando dos avós a grande fé,
quem já não canta conosco estas verdades
desta terra de São Bento já não é.

[Refrão]

Fatos Históricos

Em fins do século XIX, Antonio Vieira, conhecido também por ‘Catonho’ e sua família habitavam a região onde hoje está situado o Município. O certo é que ali foram construídas as primeiras habitações. Sua excelente localização, às margens do rio Piranhas, embora não fosse perene, o seu leito oferecia água de subsolo abundante em qualquer época do ano, até mesmo em época de estiagem, atraiu muitos moradores que ali se fixaram explorando as terras com a agricultura e com criação. Com a morte de Antonio Vieira ou ‘Catonho’, seu filho e sucessor Manoel Vieira, liderou, juntamente com Leandro Pinto, o movimento para o progresso da comunidade. De início, em homenagem a São Sebastião, construíram a Igreja concluída em 1889, quando foi celebrada a primeira missa pelo Padre Emídio Cardoso. Ao redor da Igreja, e às margens do rio, formou-se o núcleo populacional. A igreja foi substituída posteriormente por uma mais ampla e mais moderna, tendo a primeira igreja sido demolida em 1954. Mesmo assim, muitos dos habitantes não aprovaram a ideia opinando que poderiam ter ficado com as duas igrejas. Foi organizada então, uma feira semanal, em um barracão rústico que deu lugar, em 1929 a um mercado público, que foi substituído em 1958 por outro maior e mais moderno. Enquanto surgiam as casas residenciais e comerciais, surgiram também as pequenas indústrias de redes de dormir, hoje tecnicamente mais aprimorada, que deram o passo decisivo para o desenvolvimento do lugar. São Bento é conhecida atualmente como a ‘Capital Mundial das Redes’. A perenização do rio Piranhas favoreceu o desenvolvimento do município, bem como a construção da ponte sobre o rio Piranhas, com 324 metros de extensão, a qual facilita a entrada e saída dos produtos mais variados da região. São Bento, nasceu, cresceu e se desenvolveu sob o domínio de Brejo do Cruz até sua emancipação política em 1959. Entretanto, nunca apareceu ou figurou em divisões administrativas daquele município, pois não tinha qualquer autonomia política (não era vila, distrito ou povoado) e era apenas um aglomerado ou lugarejo.

Calendário

Feriados SÃO BENTO 2025

A Economia

Fundada nas margens do Rio Piranhas, a cidade desenvolveu um grande potencial na indústria de redes de dormir sendo a maior produtora nacional do ramo. Atualmente, exporta redes para todo os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia, gerando uma grande movimentação econômica no comércio interno. Isso se constituiu no principal fator pelo qual, diferentemente da maioria dos municípios do sertão paraibano, a população não sente necessidade para deslocar-se para os grandes centros urbanos do país. É por essa razão, que o município de São Bento apresente um bom índice de crescimento de modo a possuir uma das maiores densidades demográficas do sertão paraibano.

São Bento é conhecida na região como tendo uma grande movimentação financeira, gerando um dos maiores ICMS do estado. Suas redes são conhecidas em todo o Brasil, disputando lugar de destaque com a cidade de Jaguaruana, do estado do Ceará

Sociedade

Localizado no sertão da Paraíba, o município limita-se ao sudoeste com o município de Paulista/PB, ao oeste com Riacho dos Cavalo/PB, ao norte com Brejo do Cruz/PB, ao nordeste com jardim de Piranhas/RN e ao leste com Serra Negra do Norte/RN.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[8] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Distritos: Barra de Cima

São Bento é cortada pelo Rio Piranhas/Rio Açu, este perenizado pelo açude de Coremas/Mãe d’água.

Personalidades

Em São Bento, PB, algumas personalidades notáveis incluem Gerfeson Carnaúba, Paloma Brilhante, Raimundo Maia, e Isaac Diniz, fotógrafoAlém disso, a cidade conta com figuras como a marca de cerveja Império e a empresa de calçados Stterfany, que também são reconhecidas na região. 

 
Mais detalhes sobre algumas personalidades:
  • Gerfeson Carnaúba:
    Atleta com perfil no Instagram, possivelmente conhecido na região por suas atividades esportivas.
  • 𝑃𝑎𝑙𝑜𝑚𝑎 𝐵𝑟𝑖𝑙ℎ𝑎𝑛𝑡𝑒:
    Perfil no Instagram com o nome abreviado, podendo ser uma influenciadora digital ou empresária local.
  • Raimundo Maia:
    Professor com perfil no Instagram, indicando sua atuação na área educacional da cidade.
  • Isaac Diniz:
    Fotógrafo com perfil na rede social, possivelmente conhecido por seus trabalhos na área.

Turismo

Escolas

-Creche Municipal Ambrozina Paulina dos Santos -Creche Municipal Ana Paulina da Silva -Creche Municipal Maria das Gracas Soares de Queiroz -Emeief Afonso Manoel da Silva -Emeief Andre Pedro da Silva -Emeief Antonio Candido dos Santos -Emeief Antonio Souza da Silva -Emeief João Dantas da Costa -Emeief José Cassimiro da Silva

Igrejas

Paróquia São Sebastião e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além da 1ª Igreja Batista em São Bento

Pontos

-Shopping das Redes
- Praça do Redeiro
- Paróquia São Sebastião
-Paróquia São Bernardo
-Praça Frei Damião
-Estádio Municipal Pedro Eulâmpio da Silva

Praças

-Praça do Redeiro -Praça Frei Damião

Dados Estatísticos

A população do município de São Bento, na Paraíba, é de 32.235 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE. A cidade está localizada na região do Sertão da Paraíba. 

Em São Bento, Paraíba, a economia local é impulsionada principalmente pela pecuária e avicultura, com destaque também para o setor de redes. O município é considerado um dos melhores do estado para negócios, especialmente em relação à sobrevivência e diversificação de empreendimentos, segundo o Ranking de Empreendedorismo da Caravela.

O município de São Bento, na Paraíba, possui uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade no descarte adequado de resíduosA prefeitura, através da SEMMA, também promove ações e programas relacionados à sustentabilidade, como o programa Tarifa Verde, e realiza reuniões para discutir políticas públicas voltadas para o meio ambiente rura

A população do município de São Bento, na Paraíba, é de 32.235 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022 do IBGEA cidade está localizada na região do Sertão da Paraíba. 

Fonte: IBGE

Responsável pela pesquisa

Responsável pela Edição

Naldo Simões

Naldo Simões

Rolar para cima